
A fidelíssima cidade de Sabará, em Belho Horizonte
Distante cerca de 20 Km de Belo Horizonte, Sabará nasceu de um arraial de bandeirantes paulistas no fim do século XVII. Seu surgimento está intimamente ligado à lenda da mítica “Sabarabuçu”, que corria no Brasil colônia e contava de uma “serra feita de pedras preciosas” no interior de Minas Gerais.
A Vila de Sabará foi um dos núcleos de mineração que mais enviou ouro à Coroa Portuguesa. A quantidade magnífica do precioso minério fez dela uma cidade riquíssima. Os filhos da elite local eram mandados para a Europa pra estudar e nos palácios havia móveis de estilo europeu.
Sabará gozou de tanto prestígio junto à Coroa que D. Pedro I concedeu à cidade o título de “Fidelíssima” em 1823. Os sobrados e igrejas do centro histórico são representações vivas desses tempos. O Museu do Ouro, um dos atrativos da cidade, também representa esse período rico da história do Brasil.
A Casa da Intendência, atual sede do Museu, faz parte do conjunto arquitetônico e urbanístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Outros atrativos desse conjunto são os chafarizes do Rosário e do Caquende, o Paço Municipal e as igrejas de Nossa Senhora das Mercês, de Nossa Senhora do Carmo, de Santana, de Nossa Senhora do Ó e a matriz da Senhora da Conceição, com seu rico interior todo de cedro folhado a ouro idealizado por Aleijadinho, um dos maiores artistas barrocos de Minas.
Outro atrativo é a Casa da Ópera, segundo teatro mais antigo do país, construído de acordo com o padrão italiano em forma de ferradura e que já recebeu os imperadores D. Pedro I e II.
A religiosidade é um forte aspecto da cidade e a Via-Sacra de Sabará, realizada na semana santa, é uma tradição de mais de 200 anos.
A gastronomia é outro aspecto marcante da cidade, que promove até festivais ligados ao tema, como o festival ora-pro-nóbis (hortaliça de grande teor proteico utilizada em pratos mineiros) e o festival da jabuticaba (fruta abundante na região), ambos integrantes do calendário local.