Banco Central do Brasil alcançou seu menor nível de taxa de juros

By on 25 de Febrero de 2018 0 241 Views

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil decidiu nesta quarta-feira, por unanimidade, reduzir a taxa básica de juros Selic em 0,25 ponto percentual para 6,75%, o que já era esperado pelo mercado financeiro.
Este foi o 11º corte consecutivo na Selic, que alcançou assim seu menor nivel já registrado desde o início do regime de metas de inflação em 1999, sendo também a menor taxa de juros de toda a série histórica do Banco Central, iniciada em 1986.
No mesmo comunicado, o Copom informou que, caso o cenário básico da economia evolua conforme o esperado, na próxima reunião do organismo, marcada para março, vê como “mais adequada a interrupção do processo de flexibilização monetária”.
O patamar mais baixo anterior da Selic tinha sido registrado no período entre outubro de 2012 e abril de 2013, quando se manteve em 7,25% anual.
Logo, a taxa foi reajustada gradualmente até atingir 14,25% anual em julho de 2015, nível no qual se manteve nos meses seguintes.
Somente em outubro de 2016, o Copom voltou a reduzir o tipo básico de juros, iniciando um ciclo prolongado de flexibilização monetária.
A expectativa do mercado financeiro é que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), termine este ano em 3,95%, ou seja, abaixo do centro da meta de 4,5%.

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: