
Brasil e Paraguai discutem aproximação em áreas estratégicas
Os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez, discutiram nesta terça-feira (12) a aproximação dos dois países em áreas estratégicas. Em reunião bilateral no Palácio do Planalto, foram tratados temas como a Itaipu Binacional, o combate ao crime organizado e setor automotivo.
Segundo o presidente, as duas nações manifestaram interesse em aproximar as relações e fortalecer laços bilaterais em segurança pública, comércio e infraestrutura.
“Queremos Brasil e Paraguai fortes e pujantes. Estamos tratando de questões de interesse dos nossos países. Poderemos, sim, progredir e trazer felicidade a nossos povos”, disse Bolsonaro em pronunciamento à imprensa, após reunião ampliada com autoridades do país vizinho.
Desafios regionais
Por sua vez, o presidente paraguaio ressaltou a importância da aproximação entre os dois países diante os desafios regionais da América do Sul, em especial frente à crise humanitária que afeta a Venezuela.
“Nem Brasil, nem Paraguai se mantêm indiferentes ao sofrimento de um povo irmão, como é o da Venezuela”, pontuou Benítez. Na visão do paraguaio, as histórias de Brasil e Paraguai se unem na defesa da liberdade e da democracia na região.
Agenda
No Palácio do Planalto, Benítez e Bolsonaro se reuniram em uma conversa privada e, na sequência, realizaram um encontro ampliado com as equipes dos dois países. Houve também uma declaração à imprensa e um almoço oferecido pelo governo brasileiro no Palácio do Itamaraty.
Pelas redes sociais, Bolsonaro afirmou que o encontro visa debater o fortalecimento da cooperação bilateral, econômica e em outras áreas estratégicas, como infraestrutura e segurança.