“Cirurgia Plástica para o Leigo”, importante livro do Dr. Nelson Heller

By on 27 de Agosto de 2018 0 221 Views

Por Roberto Revoredo Castro.

Sabia que se deseja fazer uma cirurgia plástica deverá parar de fumar?, talvez muitos não acreditem, porem é verdade, pois um dos problemas mas sérios para os pacientes deste tipo de intervenção é precisamente o cigarro.
A questão é que a nicotina interfere seriamente na circulação cutanea ocasionando que em muitos casos os resultados sejam adversos aos desejados, já que as bordas das incisões podem ficar comprometidas pela falta de circulação, podendo haver perda parcial de tecidos, caso que o paciente não pare de fumar um tempo prudencial antes da operação.
Esta recomendação, entre outras importantes “dicas” que devem conhecer especialmente as pessoas que tem pensado submeter-se a uma de estas cirurgias, as podemos encontrar no livro “Cirurgia Plástica para o Leigo” do renomado cirurgião plástico Dr. Nelson Heller; um livro dirigido ao publico em geral, através do qual da-se a conhecer importantes informações sobre a cirurgia plástica, o que permitira um melhor entendimento das modernas técnicas cirúrgicas que envolvem esta especialidade.
“Na cirurgia plástica, em um grande número de situações, tem necessidade de descolar a pele para obtermos um estiramento cutaneo e com isso logramos um melhor reposicionamento da da pele. Isso acontece na cirurgia do abdômen, mamas, face em geral. Nesses casos a nicotina interfere seriamente na microcirculação cutânea e a pele fica prejudicada interferindo a cicatrização da ferida” – Manifesta o Dr. Heller.
A apresentação do livro foi feita pelo Dr. Ivo Pitanguy, quem manifesta que o valor do livro está em explicar ao futuro paciente em linguagem agradável os detalhes técnicos, dirimindo muitas de suas duvidas. Alem disso o Dr. Pitanguy diz que o livro tem a participação de vários autores, todos conhecidos pela experiência que possuem nas suas respectivas áreas de interesse, que conduzidos pela experiência do Dr. Nelson Heller, serve como uma importante referencia para as pessoas que decidiram, ou ainda vão decidir por uma cirurgia plástica”
Realmente apresentar um trabalho desta envergadura não é uma tarefa fácil. pela extensão temática resultante de uma rigorosa pesquisa acadêmica, na qual o Dr. Heller e todos os doutores que o acompanham respondem com seu profissionalismo e solidariedade.
Minhas sintéticas considerações não permitem talvez aquilatar o tamanho e a importância dos temas trazidos pelo autor, pelo que aguardarei as imparciais opiniões dos leitores, embora tenha certeza valorizaram esta contribuição intelectual, que será de grande utilidade, especialmente para os leigos que como eu desconhecemos tantas coisas desta especialidade médica a Cirurgia Plástica.

 

 

Roberto Revoredo Castro / Jornalista / Brasil.

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: