Conheça o Santuário de las Lajas na Colômbia, uma das mais belas igrejas do continente

By on 12 de Julio de 2019 0 150 Views

O santuário de Las Lajas, situada à beira de um penhasco, atravessando o bonito cânion do rio Guáitara, foi construído no início do século XX (de 1916 a 1949), ao estilo neo-gótico, para substituir a antiga capela que datava do século XVIII. A imponência é tanta que algumas pessoas dizem que a sua construção teve uma mãozinha do capeta. está uma igreja tão pitoresca que mais parece um castelo da Disney.
Este santuário foi construído em devoção à Virgem de Las Lajas. Segundo a lenda, uma indígena chamada María voltava com sua filha pequena para a casa, quando foram surpreendidas por uma tempestade. Ao buscar abrigo na região, acabaram se deparando com uma pintura da Virgem do Rosário. Neste momento, a criança, até então considerada surto-muda, teria dito: “Mamãe, a mestiça me chama” (se referindo à santa).
COMO CHEGAR
Este belo Santuário está a uns 8km de Ipiales, no extremo sul da Colômbia. Para chegar até lá é possível ir caminhando desde Ipiales (quase 2 horas por trecho) ou pegar um táxi coletivo. Os táxis partem da rua Carrera 6, duas quadras atrás da catedral, e saem quando enchem (espere aguardar até uns 30 minutos para que encha). Também há táxis que partem do terminal.
Para voltar, espere no estacionamento até chegar um táxi, ou suba até a estrada e acene para as caminhonetes que vêm de Potosi (um povoado mais adiante). Elas costumam transportar as pessoas pelo mesmo valor.
Também há um teleférico que liga a igreja à metade da estrada, e custa 10 mil o trecho (16 mil nos sábados e domingos). Mas para entrar no santuário Não se cobra nada.
O QUE FAZER?
A partir do estacionamento onde o táxi te deixa há que fazer uma caminhada de uns 15 minutos, ladeira abaixo, até a igreja. No caminho há várias lojinhas que vendem lembrancinhas Seguindo este caminho você chegará atrás da igreja. A partir daí poderá contorná-la e entrar pela frente, ou cruzar a ponte.
Há também um museu no lugar e umas catacumbas, mas o acesso estava fechado no dia que fomos lá. Dentro da igreja, uma coisa que chama a atenção é que a parede atrás do altar é a própria pedra do penhasco. A partir da igreja, é possível fazer umas pequenas caminhadas a alguns miradores, de onde se pode ter boas vistas de toda esta beleza arquitetônica.
Um tempo razoável para conhecer todo o complexo, incluindo o transporte, é de 2 horas. Se tiver tempo, vale a pena esperar escurecer para ver a bela iluminação noturna da igreja.

Deixe uma resposta

A %d blogueros les gusta esto: