Diretor da ABN, Roberto Revoredo é o prefeito da Praça José de San Martin

By on 11 de Diciembre de 2021 0 339 Views

 

Jornalista  Flávio Pereira

O jornalista e escritor Roberto Revoredo Castro, diretor da ABN (Agência Brasileira de Noticias) foi empossado neste sábado como Prefeito da Praça San Martin em Porto Alegre, na capital do Rio Grande do Sul, estado mais ao Sul do Brasil. Roberto Revoredo lembrou suas origens maternas e paternas que o ligam ao Brasil e ao Peru, onde nasceu.
Ao lado do seu “padrinho”, o Secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo Rodrigo Lorenzoni, Revoredo lembrou a importância de José de San Martin. Como pesquisador da trajetória do general, Roberto Revoredo recordou que José de San Martín (1778-1850) foi um militar argentino, líder dos movimentos pela independência do Argentina, Chile e do Peru contra o domínio espanhol.
O prefeito de Porto Alegre destacou a importância dos prefeitos que se tornam responsáveis por praças importantes da capital gaúcha, e comentou a trajetória de Roberto Revoredo, que o autoriza a essa missão que envolve disposição de colaborar com a comunidade.
Mais sete prefeitos de praça foram nomeados pelo prefeito Sebastião Melo na manhã deste sábado, 11. Com isso, Porto Alegre atinge a marca de 40 voluntários nomeados para cuidar de praças e parques. O ato foi realizado no Parque 20 de Maio, que fica na Vila Ipiranga, região Noroeste. Os gestores da prefeitura e a comunidade também assinaram o Pacto de Governança, com o objetivo de selar a corresponsabilidade no cuidado com os espaços públicos.
“Cuidar da cidade é um compromisso de todos. Fico muito feliz em ver que estamos nomeando cada vez mais prefeitos de praça. A prefeitura sozinha não dá conta de todos os problemas. Quando a sociedade participa e trabalha junto, tudo acontece muito melhor” disse o Prefeito Sebastião Melo.

ROBERTO REVOREDO ASSINOU O PACTO DE GOVERNANÇA
Ao lado dos demais prefeitos, Roberto Revoredo assinou ao lado do prefeito, o Pacto de Governança – É um documento onde constam as atribuições de cada um dos representantes do poder público e da sociedade, nos cuidados com os espaços públicos. Durante o ato, o secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, destacou a importância da corresponsabilidade na manutenção e preservação dos locais. “Temos praças muito bonitas e riquíssimas em área verde aqui na região. É preciso somar esforços para que esses ambientes de lazer se mantenham em boas condições para que a comunidade possa continuar usufruindo”, ressaltou.
Também estiveram presentes os secretários de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Lorenzoni, de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, de Comunicação, Luiz Otávio Prates, o diretor adjunto do Departamento Municipal de Limpeza Urbana, Vicente Marques, o diretor de Parcerias Comunitárias, Pedro Meneguzzi, os vereadores Pablo Melo e Jessé Sangalli e os conselheiros da Região Noroeste do OP, Vendelino Gnewuch e Maria de Lourdes Ribeiro Lorenzini.

RECEBERAM CRACHÁ E CERTIFICADO DE PREFEITO DA PRAÇA:
Prefeito da Praça San Martin, José Roberto Revoredo Castro: é presidente da Associação Cultural Sanmartiniana, que ressalta a vida e obra de José de San Martín que é o nome da praça, onde são realizadas atividades culturais junto com a comunidade.
Prefeita do Parque 20 de Maio, Cristina Michele Iracema Beer Zebrowski: é moradora do bairro há 20 anos, começou a cuidar dos animais que são criados no parque (patos, gansos, galinhas). Hoje, com a ajuda da comunidade, os canteiros são preservados com plantio de flores.
Prefeita da Praça Walter Shultz, Lisiane Maia Camargo: mora em frente à praça desde maio de 2019. Em razão de ter dois filhos pequenos que adoram brincar no local, passou a ter interesse em melhorar a praça e criar um ambiente sempre melhor.
Prefeito de Praça Padre José Massimi, Marcelo Bach Nunes: é frequentador da praça desde os 8 anos, quando seu avô o levava para jogar futebol no local. Hoje, sonha em revitalizar a praça, para que ela volte a ser frequentada por crianças.
Prefeito da Praça Chopin, Wilson Riva: é frequentador do local desde criança e hoje reside em um espaço integrado à praça, que possui um lago com peixes e tartarugas atraindo muitos visitantes.
Prefeito da Praça Frederico Arnaldo Ballvé, Bruno Francisco Azevedo Da Silva: é skatista e frequentador da praça desde 2001, ano de sua inauguração. Comerciante do bairro, ajuda na conservação e manutenção da praça, realizando limpeza e podas de árvores.
Prefeito da Praça Fortunato Pimentel, Adroaldo Venturini Barboza: é presidente da Associação de Moradores do Jardim Ipiranga e reside em frente à praça. No local são realizadas festas juninas, feira de artesanato, apresentação de teatro, entre outras atividades para arrecadar agasalhos e recursos para auxiliar nas despesas das escolas do entorno.
Os prefeitos das praças são responsáveis por cuidar dos espaços públicos, acompanhar os serviços de manutenção feitos pelos parceiros e devem comunicar problemas para que a prefeitura ou o adotante possa realizar a ação necessária.

A comunicação com a prefeitura é feita pelo e-mail prefeitodapraca@portoalegre.rs.gov.br.

Deixe uma resposta

Open chat
A %d blogueros les gusta esto: