Donald Trump, falou, com líderes árabes para aumentar a cooperação no combate a Irã.

By on 2 de Marzo de 2018 0 173 Views

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou, na terça-feira, com líderes dos Emirados Árabes Unidos e da Arábia Saudita, quando encorajou os dois países a aumentar a cooperação do Golfo para combater a influência regional do Irã.
A Casa Branca disse em um comunicado que, na ligação de Trump com o Príncipe herdeiro dos Emirados Árabes, Mohammed bin Zayed, os dois líderes discutiram o desenvolvimento regional e as oportunidades para melhorar a parceria bilateral em questões econômicas e de segurança.
Trump expressou a esperança de que todos os estados do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC, sigla em inglês) pudessem combater melhor as atividades “desestabilizadoras” do Irã e derrotarem terroristas e extremistas.
Os dois líderes também disseram que um GCC unido é importante “para mitigar as ameaças regionais e garantir a prosperidade econômica da região”.
Em uma chamada separada com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, da Arábia Saudita, na terça-feira também, Trump também falou sobre o desenvolvimento regional.
Os dois líderes se comprometeram a melhorar ainda mais a parceria americano-saudita na segurança e na frente econômica.
Agradecendo ao príncipe herdeiro por impulsionar a cooperação do GCC para combater a influência de Teerã, Trump concordou com ele sobre a importância de ter um GCC unido, para “mitigar as ameaças regionais e garantir a prosperidade econômica da região”.
No ano passado, a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Bahrein e o Egito acusaram o Catar de “apoiar o terrorismo” e “prejudicar a segurança regional”, buscando laços mais estreitos com o Irã.
O Catar negou fortemente o que chamou de acusações “injustificadas” e “sem fundamento”.
O impasse, em vez de mostrar sinais de diminuição, foi exacerbado pelas observações de Trump em junho, dizendo que o Catar financiou o terrorismo “em um nível muito alto”.

Deixe uma resposta

A %d blogueros les gusta esto: