Livro “Papiros de Tiresias” do escritor peruano Jorge Espinoza Sánchez, foi publicado no México

By on 14 de Septiembre de 2022 0 206 Views

Jorge Espinoza Sánchez, é um importante escritor peruano, pertencente á geração de 1970, quem nos apresenta agora uma nova edição de sua coleção de poemas “Papiros de Tiresias” publicada no México.
Espinoza e um intelectual peruano preocupado pela dura realidade provocada pelos conflitos sociais e políticos de seu país, uma realidade que ele mesmo, chegou a experimentar grotescamente, incluso com a privação de sua liberdade..
Sua obra poética esta incluída em numerosas antologias de poesia peruana y latino-americana. Também é fundador da Editorial Cultura Peruana.
Respeito a esta nova publicação literária de Espinoza Sánchez, o poeta e literato peruano Roger Santiváñez manifesta o seguinte…
O que teve que acontecer na poesia peruana para que Jorge Espinoza Sánchez – um dos mais conhecidos membros da geração de 1970 – voltaram seus olhos para a mitologia greco-romana ao compor esses papiros de Tiresias. Tudo parece indicar que o Conversacionalismo entra em sua fase final.
De fato, uma cadência órfica rege a beleza e a sensualidade da linguagem de sua nova poesia. Um arco poderia ser traçado da fantasia modernista rubendária até o imaginário renovado e fresco oferecido por este livro único, cuja referência secreta é, no entanto, muito peruana. A suavidade e plasticidade dos poemas em prosa (tradição Vallejo e Baudelaria) colocam seu autor em um lugar privilegiado na paisagem sempre surpreendente da poesia latino-americana atual.

Saudamos e celebramos a contribuição de Jorge Espinoza Sánchez à literatura peruana e latino-americana. Parabéns!!!

Deixe uma resposta

A %d blogueros les gusta esto: