O Futebol Gaúcho: elitismo x inclusão

By on 13 de Mayo de 2019 0 147 Views

FOTO: Time  8 de setembro que pertenceu a Liga da Canela Preta

Escribe:   Carlos Roberto Saraiva da Costa Leite *

Originário da Antiguidade, segundo os historiadores, por volta do século 17, o futebol teria chegado à Inglaterra. Com o passar do tempo, este esporte se institucionalizou na forma como o conhecemos, sendo difundida a sua prática pelo mundo.
O futebol é uma das paixões do povo brasileiro: um verdadeiro caso de amor! Dentro de um estádio, os torcedores aplaudem, cantam e protestam, extravasando suas emoções. Durante uma partida, a arquibancada lotada assume a condição de um imenso divã, causando inveja ao psiquiatra mais renomado.
Hipnotizado pela pelota, a multidão espera o momento do gol. Ah! o GOL…. Ele é a explosão da alma que balança a rede do coração da torcida. Nos pés de cada jogador, reside a esperança de mais uma vitória do time do coração. Neste momento mágico, os problemas do cotidiano se esvaziam, sendo substituídos pela mais pura e genuína alegria. Um gol “contra” é considerado um suicídio – uma verdadeira traição – constituindo-se em crime inafiançável.
Um verdadeiro Armagedom está presente numa prorrogação que resulte numa disputa por meio de pênaltis. Quando isto ocorre, os corações aceleram e uma adrenalina toma conta dos torcedores no estádio. Todos os santos católicos e orixás, com a permissão de Deus, são convocados a dar uma “mãozinha”. Neste derradeiro momento do jogo, um complexo arsenal, composto de simpatias, amuletos e patuás, é válido, para que o adversário cometa o erro fatal. A fé é um ingrediente que está presente dentro e fora do campo. Nessas ocasiões, até os que se dizem ateus se rendem… A decisão nos pênaltis provoca uma sensação de que todo o estádio transformou-se numa UTI, onde sobreviver é questão de segundos…. Um erro, apenas um, determina a vitória do oponente.
No Rio Grande do Sul, assistir a um domingo de Gre-Nal é viver uma emoção intensa que quase toca o sagrado, pois ser azul ou vermelho é um mistério da alma. O amor, pelo seu time, resume-se num casamento, no qual a palavra divórcio foi banida do dicionário do torcedor. Um domingo de Gre-Nal é especial. O gaúcho acorda como se fosse um vulcão de sentimentos e expectativas, esperando o momento de entrar em erupção ao ver seu time adentrar em campo.
O calendário de 1909 registrava a data de 18 de julho , quando, no Campo da Baixada, ocorreu o primeiro Gre-Nal da história. A partir daquele dia, deu-se inicio a um dos espetáculos mais prestigiados, pelos amantes do futebol, em nosso estado. O resultado desse primeiro encontro foi a vitória do Grêmio com o placar de 10 x 0. Às vezes, penso que pode ser o DNA da genética o fator determinante de toda esta paixão. Sou ciente de
que não existe comprovação científica; porém ninguém de sã consciência ousa seduzir um gremista ou colorado a mudar de lado. Caso algum vivente corajoso tente essa façanha, com certeza, é peleia na certa!!
Toda esta paixão, nutrida pelas torcidas, tem raízes profundas numa luta contra a desigualdade e pela inclusão. Em seus primórdios, o futebol brasileiro tinha um caráter elitista, alijando de sua prática os segmentos mais pobres da população, especialmente os afrodescendentes. No Brasil, o primeiro negro a integrar-se num time de futebol foi Francisco Carregal, em 1905, no clube carioca Bangu. O Fluminense ficou conhecido como “pó de arroz”, devido ao jogador Carlos Alberto se utilizar de maquilagem para “embranquecer”, evitando, assim, chocar a aristocracia que, no distante ano de 1914, estava presente no estádio.
No Rio Grande do Sul, na cidade portuária de Rio Grande, ao adentrar o século 20, em 19 de julho de 1900, fundou-se o primeiro clube de futebol do estado : o Sport Clube Rio Grande, sob a liderança do alemão Johannes Christian Moritz Minnermann. Na capital, em Porto Alegre, no período de 1903 a 1908, havia apenas dois times: o Grêmio e o Fuss Ball, ambos com a predominância de alemães e seus descendentes. No dia 04 de abril de 1909, fundou-se o Sport Club Internacional por descendentes de italianos. Todos estes clubes, em seus primórdios, não aceitavam negros em seus quadros.
O Pioneirismo no RS da quebra do preconceito racial, na capital, é creditado ao Sport Club Americano, fundado em 04 de julho de 1912. Este, em 1928, sagrou-se campeão citadino e estadual, ostentando em seu quadro, de forma corajosa, dois negros: o Alegrete / goleiro e o Barulho/ meio – campista, abrindo o caminho para outros talentos que despontaram na história do nosso futebol. No ano de 1913, surgiu o Sport Club Cruzeiro, também, com características elitistas, não admitindo a presença de negros.
Dentro deste contexto de exclusão, na capital gaúcha foi criada, no fim da década de 1910, a Liga Nacional de Futebol Porto-Alegrense, popularmente denominada de “Liga da Canela Preta”. Seu surgimento possibilitou que se reunissem jogadores oriundos das camadas menos favorecidas economicamente, principalmente os de etnia negra que não eram aceitos nos clubes à época. A Liga da Canela Preta era formada por nove clubes, cuja origem se restringia a espaços ocupados pela comunidade negra, como a Cidade Baixa, a Ilhota, a Colônia Africana e o Areal da Baronesa. O quadro da Liga era composto pelos seguintes times: 8 de setembro, Rio-Grandense, Bento Gonçalves, Primavera, !º de Novembro, União, Palmeiras, Aquidabâ e Venezianos.
No ano de 1922, a Associação Porto – Alegrense de Desporto (APAD) deu início a um campeonato da Segunda Divisão, atraindo clubes da Liga da Canela Preta para participarem. Ainda assim a segregação continuava, pois estas equipes não ascendiam à categoria principal. Embora essa situação, durante as partidas, o desempenho destes jogadores negros começou a despertar a atenção dos adversários brancos que buscavam convencê-los a ingressarem em seus clubes.
Os jogos da Liga da Canela Preta ocorriam no antigo campo do Sport Club Internacional, localizado na Ilhota. Este local foi um dos mais importantes espaços de resistência cultural do negro, constituindo-se em berço do samba e reduto da religiosidade africana. O Projeto Renascença, formalizado na administração de Guilherme Socias Villela, nos anos 70, propunha um novo visual para a arquitetura da cidade, sem que houvesse uma preocupação com os moradores da Ilhota. Neste período,
os principais jornais da capital registraram a resistência dos moradores diante da necessidade de remoção do local. A ideia de modernidade atropelou a tradição e a história ali presentes. O desfecho deste impasse foi a transferência dos moradores para o Bairro Restinga Velha, como foi confirmado pela oralidade de Walter Calixto Borel (1926 -2011). Conhecido como Mestre Borel, era neto de escravos e babalorixá (sacerdote religioso), que falava fluentemente o dialeto Iorubá.
Atualmente, nesta área, na qual se localizava a Ilhota, encontra-se a Praça Sport Club Internacional que homenageia o time colorado e sua torcida. A Ilhota foi o berço do Rei da Dor de Cotovelo, Lupicínio Rodrigues (1914-1974) ou, simplesmente, Lupi. Seu nome se imortalizou no cancioneiro brasileiro. Neste ano 2014, comemoramos o centenário de seu nascimento. Apaixonado pelo Grêmio, ele compôs, em 1953, a terceira versão do hino da nação azul.
Nos anos de 1929 e 1930, o Sport Club Internacional (1909), aos poucos, foi inserindo, em seu quadro, negros e mulatos. Graças a isto, o clube recebeu o epíteto de “Clube dos Negrinhos” ou “Clube do Povo”, sendo que esta última denominação consagrou-se através do tempo. O primeiro negro a jogar no Clube “Colorado” foi Dirceu Alves no ano de 1928. Já o seu tradicional rival, o Grêmio Foot-ball Porto alegrense (1903), aceitou, oficialmente, a participação do negro, em seu quadro, somente em 1952. Trata-se do jogador Osmar Fortes Barcellos que se eternizou como o Tesourinha. A alcunha é pelo fato de que participava do bloco carnavalesco “Os Tesouras”. Este, a exemplo dos “Prediletos”, “Embaixadores do Ritmo”, Ai-vem-a Marinha, entre outros, era oriundo da Colônia Africana.
Um momento contundente de racismo expresso ocorreu, no dia 16 de março de 1952, quando a torcida gremista demonstrou sua indignação, rasgando as carteiras sociais do clube e remessando-as no Campo do Juventude, em Caxias, em forma de repúdio à figura de Tesourinha. Eram tempos de muito preconceito… Infelizmente, no âmbito futebolístico, como em outros espaços da nossa sociedade, há ainda um longo caminho a ser percorrido, pois ainda ocorrem casos ostensivos de discriminação racial, com a diferença que são aplicadas penalidades jurídicas aos infratores da lei.
Embora, oficialmente, registra-se o nome de Tesourinha, como o primeiro jogador negro no quadro gremista, existem pesquisas que desmitificam este pioneirismo. Anterior à presença de Tesourinha, jogaram em torno de duas dezenas de negros no time tricolor. Antes do primeiro negro envergar a camisa colorada, vários nomes, como os de Maldonado, Silva, Saraiva, Adão Lima e Neco, já tinham suado várias camisas tricolores, conquistando muitas vitórias.
De acordo com o jornalista e pesquisador gaúcho, Jones Lopes da Silva, ainda faltam dados mais precisos acerca da Liga da Canela Preta, embora haja consenso dos historiadores de que a mesma nasceu antes de 1920, na Colônia Africana, atual Bairro Rio Branco, mantendo-se até o início do profissionalismo no futebol em 1933. A Liga realizava campeonatos paralelos ao oficial, dando uma conotação de um verdadeiro ‘ apartheid’ na época. Com o tempo, clubes, como o Americano e o já citado Internacional, perceberam o talento desses jogadores e arrebanharam-nos; ainda, assim, no início eram aceitos apenas mulatos ou sararás.
Alfeu, Laerte e Jarbas são exemplos de alguns nomes que nasceram na Colônia Africana e conquistaram a fama de excelentes jogadores. Outro espaço de confraternização de quem vivia na Colônia Africana, de acordo com a matéria no jornal Zero Hora, em 25/06/1989, no Caderno D, de Paulo Ricardo Moraes, era o campo de futebol que existiu, onde atualmente se localiza o Hospital de Clínicas. Neste campo, jogaram muitos talentos, a exemplo do Tesourinha.
A Copa do Mundo se constitui em foco de atenção dos mais diversos países. Trata -se de um importante momento, no qual o futebol integra de forma fraterna as mais diferentes culturas e tradições presentes em nossa aldeia global. Durante a Copa do Mundo, o gol se torna uma linguagem universal, aproximando os continentes numa alegria que transcende os paradigmas socioeconômicos e culturais.
Viva a diversidade cultural !!

 

Carlos Roberto Saraiva da Costa Leite *
Pesquisador e coordenador do setor
de imprensa do Museu da Comunicação HJC *

 

 

BIBLIOGRAFÍA:
COIMBRA, David & PINTO, Antônio. História dos Grenais. Porto Alegre: Artes e Ofícios. 1994.
BARROSO. Vera Lúcia Maciel e OSMARI, Maria. (Org.). Do Morro Santana a cidade de Porto Alegre. Unidade Editorial da Secretaria Municipal da Cultura: FAPA, 2004.
FRANCO, Sérgio da Costa Franco. Porto Alegre: Guia Histórico. Porto Alegre: Editora da Universidade / UFRGS, 1988.
JUNG, Roberto Rossi. O príncipe Negro. Porto Alegre: Edigal / Renascença, 2007.
MORAES, Paulo Ricardo. Colônia Africana. A História Esquecida. Jornal Zero Hora. Caderno D. Porto Alegre, edição de 25/06/1989, [ p. 1,2 e 3].
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Uma outra cidade./ O mundo dos excluídos no final do século XIX. São Paulo: Editora Nacional, 2001.
PORTO ALEGRE, Achyles. História Popular de Porto Alegre. Porto Alegre: Prefeitura Municipal, 1940.
SANHUDO, Ary Veiga. Crônicas da Minha Cidade. Porto Alegre: Movimento

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