
Orquestra australiana surpreende marco de Sydney interpretando música clássica chinesa
Uma orquestra local australiana apresentou um concerto sinfônico com música clássica chinesa na noite de sexta-feira no principal marco histórico de Sydney.
Começando com a “Abertura do Festival da Primavera”, uma peça alegre e exuberante composta por Li Huanzhi, o concerto contou com um alinhamento de composições musicais chinesas representativas executadas pela Orquestra Sinfónica de Willoughby e pelos solistas chineses australianos selecionados.
Com a orquestra como pano de fundo, os solistas interpretaram música folclórica chinesa, “Spring of the Tian Shan Mountains” e “Love” do drama chinês “Qiao’s Courtyard”, usando instrumentos tradicionais pipa e erhu, respetivamente.
Vários repertórios tradicionais clássicos foram apresentados no principal marco da Prefeitura de Sydney como uma das maiores comemorações do Ano Novo Chinês na cidade, com instrumentos chineses e ocidentais se misturando no palco, criando uma “festa sonora” para os amantes de música.
A cantora de ópera de Beijing, Yan Wu, também recebeu uma salva de palmas no palco antes de começar sua apresentação de “Ode to the Pear Blossom”, enquanto as canções folclóricas da Mongólia, “Swan Goose” e “New Horse Racing”, levaram a apresentação ao ápice com a adição de sheng e yangqin, dois instrumentos musicais tradicionais chineses.
Como uma das maiores comemorações do Ano Novo Chinês de Sydney, realizada no coração da cidade, o evento musical apresentado mostrou a criatividade diversificada e atraiu centenas de amantes da música clássica.
Um dos espectadores, que se identificou apenas como Martin, disse que ficou maravilhado com a performance, elogiando a combinação “maravilhosa e revigorante”.
“Os instrumentos orientais e a música oriental fundiram-se com os sons ocidentais. Combinam muito bem. É nesta época em que tudo parece tão polarizado, a harmonia do oriente e do ocidente para mim foi revigorante e deliciosa”, disse Martin.