Presidente da CBF participa de reunião conjunta de CONMEBOL e UEFA na Suíça

By on 11 de Marzo de 2020 0 70 Views

O presidente da CBF, Rogério Caboclo, participou nesta quarta-feira, 12, de reunião conjunta do Comitê Executivo da UEFA e do Conselho da CONMEBOL. O encontro aconteceu na Casa do Futebol Europeu, sede da UEFA, em Nyon, na Suíça. Caboclo esteve acompanhado do integrante do Comitê Executivo da FIFA e vice-presidente da CBF, Fernando Sarney. Na ocasião, as duas entidades assinaram um memorando de entendimentos aperfeiçoando os acordos de cooperação estabelecidos em 2012.
Entre as áreas de atuação em que a colaboração será intensificada destacam-se a organização de competições entre as seleções nacionais dos dois continentes, programa de aperfeiçoamento da arbitragem, projeto de desenvolvimento do futebol feminino e o estabelecimento de critérios unificados para capacitação de treinadores, possibilitando assim o reconhecimento mútuo das licenças concedidas pelas confederações. Para cada uma das áreas serão formados comitês com integrantes das duas confederações.
− Vivemos um momento histórico de aproximação entre as duas entidades em busca de um desenvolvimento cada vez maior do futebol nos dois continentes. São muitas áreas que serão contempladas por esse acordo, incluindo algumas demandas que julgamos muito importantes, como o reconhecimento das licenças de treinador e o contínuo aperfeiçoamento da arbitragem − avaliou Rogério Caboclo.
− O acordo de hoje marca o primeiro passo para permitir que a UEFA e a CONMEBOL cooperem estreitamente, que possam compartilhar experiência e conhecimento para o desenvolvimento do jogo em ambos os continentes. Gostaria de agradecer o Conselho da Conmebol por nos visitar e pelas boas ideias que trouxeram à mesa − afirmou o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, em comunicado publicado após o encontro.
Por sua vez, o presidente da CONMEBOL, Alejandro Dominguez, revelou sua felicidade por essa nova fase de cooperação.
− Juntos podemos fazer muito pelo desenvolvimento do futebol e espero ansiosamente por esta colaboração mútua. É só o começo − completou ele.
Em informe publicado após a reunião, as entidades destacaram os objetivos e compromissos assumidos em prol do desenvolvimento do futebol (confira abaixo a íntegra do comunicado).
Encerrada a reunião conjunta das duas confederações, foi a vez do Conselho da CONMEBOL se reunir para tratar de temas relativos ao futebol sul-americano. Na pauta, além do memorando assinado com a UEFA, foram tratados assuntos relativos à Copa América 2020 e ao Programa de Licenciamento de Clubes do futebol feminino.

Deixe uma resposta

A %d blogueros les gusta esto: