Presidente do Sri Lanka declara em estado de emergência o país após explosões

By on 22 de Abril de 2019 0 186 Views

Colombo, 22 abr (ABN) — O gabinete do presidente do Sri Lanka, Maithripala Sirisena, disse na segunda-feira que o país entrará em estado de emergência a partir da meia-noite da segunda-feira. O anúncio ocorre após as explosões ocorridas no domingo de Páscoa.
Um comunicado divulgado pela Divisão de Mídia do Presidente (DMP) disse que a decisão foi tomada para garantir a segurança dos cidadãos.
A DMP disse que o presidente também declarou luto nacional para o dia 23 de abril. O número de mortos nas oito explosões ocorridas no domingo subiu para 290, com mais de 500 ficando feridas.
As forças de segurança do Sri Lanka lançaram operações de busca para prender todos os envolvidos. Segundo a polícia, 24 suspeitos foram presos até o momento.
O ministro da Saúde do Sri Lanka, Rajitha Senaratne, disse que um grupo radical local – National Towheed Jamaat – foi responsável pelos ataques. As investigações estão em andamento para tentar descobrir se eles possuem alguma ligação estrangeira.
“Não acreditamos que esses ataques tenham sido realizados por um grupo de pessoas restritas a este país”, disse Senaratne.
O presidente disse que vai buscar a ajuda da comunidade internacional para realizar investigações sobre os ataques.
A polícia disse que um toque de recolher em toda a ilha será imposto a partir das 20h da segunda-feira até as 4h da terça-feira, a fim de manter a lei e a ordem no país.
A polícia pediu que as pessoas permaneçam em espaços fechados e evitem aglomerações em locais públicos.

Deixe uma resposta

A %d blogueros les gusta esto: