Presidente Jair Bolsonaro recebe Presidente do Peru em Rondônia

By on 4 de Febrero de 2022 0 241 Views

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, se encontrou com o Presidente do Peru, José Pedro Castillo Terrones, na manhã desta quinta-feira (3/02), em Porto Velho, capital de Rondônia. O encontro ocorreu no Palácio Rio Madeira, sede do governo do estado.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o convite para a reunião partiu do Presidente Jair Bolsonaro. Os dois chefes de Estado trataram dos principais temas da agenda bilateral, entre eles comércio e acesso a mercados, integração física, cooperação fronteiriça, cooperação em defesa e segurança, cooperação técnica e humanitária e combate à Covid-19.
Ao final do encontro, foi divulgada uma nota conjunta com 36 pontos discutidos na reunião. Os mandatários reafirmaram a decisão de continuar avançando na construção de uma aliança estratégica, sustentada nos históricos laços de amizade entre os dois povos, na extensa fronteira comum e no potencial de integração entre as duas economias.
Já no campo do comércio, ficou definida a criação de um grupo de trabalho para explorar o potencial de negócios e investimento na fronteira amazônica, além de identificar soluções de transportes que assegurem mais competitividade para os produtos dos dois países. Ainda de acordo com a nota conjunta, os dois países aprovaram medidas que agilizem o trânsito aduaneiro e facilitem a movimentação de cargas e pessoas na fronteira.
A retomada de operações policiais conjuntas na fronteira também foi debatida, e deve ocorrer assim que houver melhora das condições sanitárias.
Para o turismo, ficou definida ainda a instalação de um Vice-Consulado do Brasil em Cusco. A repartição vai prestar assistência e serviços consulares aos turistas e comunidades brasileiras. Dos mais de 170 mil brasileiros que visitam o Peru anualmente, quase 75 mil incluem Cusco em seu roteiro.
Antes do encontro, o Presidente Jair Bolsonaro conversou com os jornalistas e destacou a importância do encontro. “É [com] o espírito de um bom relacionamento que os dois países têm muito a ganhar. Temos fronteira com nove países, uma colônia, a Guiana Francesa, e o Brasil está bem no mundo todo com esse relacionamento. E aqui, o fortalecimento da América do Sul é muito importante”, afirmou.
O Brasil compartilha com o Peru a sua segunda maior fronteira em extensão, com quase 3 mil km, além de ser o quarto maior parceiro comercial do país. No ano passado, o intercâmbio comercial entre as duas nações avançou 78% e chegou a US$ 4,26 bilhões.

Deixe uma resposta

A %d blogueros les gusta esto: